quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como saber qual Blog está falando a Verdade e tem mais credibilidade

Os Blog´s se tornaram ferramentas muito importante pois ganharam um vasto espaço nos noticiários locais, porém são ferramentas livres cabendo a qualquer um falar o que pensa quando bem entender e essa liberdade tem sido assustador nos últimos tempos pois pessoas estão utilizando suas ferramentas para disseminar mentiras, criar notícias sem fundamentos e tentar destruir imagens de pessoas muito respeitadas principalmente no município de Acopiara, por isso o blog A Voz de Acopiara trouce uma matéria ajudando aos leitores que estão com dificuldades a distinguir os que tem credibilidade e os que só tentam destruir as pessoas com "arapucas".

Antes que alguém me acuse de “propagando enganosa”, já digo que não há milagres para se obter credibilidade, nem nenhum método é garantido para se conseguir mais credibilidade. Isso é algo que é construído ao longo de muito trabalho, com muito esforço e dedicação. Especialmente para quem tem blogs, ter credibilidade é fundamental para ser influente, ser mais relevante. Mas existem alguns passos importantes para se caminhar no rumo certo e conquistar um pouco mais de credibilidade. Veja algumas dicas.

Esse artigo é baseado em outros dois que vi (em inglês). Não comungo de todas as idéias descritas, então resolvi dar a minha versão das questões levantadas. Esse tema então é dividido em quatro partes que descrevem tudo o que é importante para que alguém dê crédito ao que você faz, escreve ou é. Assim já temos uma boa definição da palavra “credibilidade” – receber crédito por algo. Mas isso também passa por outra coisa: fazer com que as pessoas acreditem em você. Quando acreditam, também “depositam crédito” ao que você propõe.
 Segundo artigo “How you can be truly believable”, usando uma pirâmide para atribuir valor aos tais 4 pontos temos a seguinte descrição do que é importante para se adquirir credibilidade:
  • Cuidado e preocupação
  • Entusiasmo
  • Foco/Objetividade
  • Conhecimento

piramide-credibilidade

Para cada um dos pontos há uma porcentagem que determina a sua importância, onde a base de tudo é o Conhecimento. Já o topo e com mais importância é o cuidado e a preocupação que se demonstra com o seu público alvo. Cada um dos itens foi bem descrito no artigo “How to Build Credibility” Mas nesse caso vou inverter. Sou da opinião que esses dois pontos estão em lugares trocados, onde o mais importante é o conhecimento que podemos e devemos ter sobre o tema que abordamos e queremos passar adiante. Assim:

piramide-credibilidade-invertendo

Conhecimento = 50% – a base de uma pirâmide é o sustento de toda a edificação. Isso vale para edifícios em outros formatos, mas também é uma boa metáfora para as coisas que queremos construir. Seu blog só terá credibilidade se for bem fundamentado e as pessoas precisam perceber isso. Pense bem: quanta gente fala daquilo que não domina ou não conhece bem? Somos capazes de perceber logo quando lemos algo ou ouvimos alguém falar sobre algo que não tem todo o conhecimento necessário para defender uma posição.
 Pesquisar, estudar e aprofundar sobre o tema de seu blog  é o mais importante e quem lê suas páginas, assiste seus vídeos e ouve você falar sobre tal tema precisa ficar convencida logo no início, de que você domina o assunto, mesmo que seu blog seja apenas um passa tempo. Seus visitantes só vão levar a sério o que você faz se perceberem que você ao menos dedica tempo estudando e pesquisando aquilo.
 Foco / Objetividade = 15% – A maneira como transmitimos essa informação é fundamental para sermos ouvidos. Por isso traduzi essa parte como “Objetividade” também. Você precisa ter um foco e saber onde quer chegar e saber transmitir isso de forma direta e objetiva para seus leitores. Escrever bem, com qualidade é o primeiro passo para isso, especialmente tendo cuidado com o uso da gramática para ser sempre bem entendido. Então escreva textos curtos e legíveis. Veja mais dicas sobre isso aqui:
Entusiasmo = 25% – Não adianta fazer nada que não se goste, pois se fizer vai dar errado. Não há muito o que escrever sobre esse ponto: só digo que você tem que fazer o que gosta e o que te dá prazer. Um blog não nasce de uma obrigação (a não ser os blogs corporativos/institucionais/de empresas) e pode ser fonte de satisfação para quem o mantém, especialmente para melhorar suas relações, ampliar seus contatos e para adquirir mais conhecimentos de sua área. faça tudo com entusiasmo.
 Cuidado e Preocupação = 10% – Importe-se com as pessoas e demonstre interesse por seu público alvo. Isso se mistura um pouco ao item anterior (entusiasmo), pois um blog é uma rede-social e é uma forma de interação com outras pessoas, seja pelos fóruns, redes-sociais (como o Twitter) ou mesmo os e-mails e comentários trocados em suas páginas. Demonstre interesse pelo que seus leitores têm a dizer, compartilhe seu conhecimento e aprenda com eles, fazendo de seu blog uma fonte de troca e contatos. Quando o leitor percebe que você fala diretamente com ele e se preocupa com as mesmas coisas que ele, isso já é um grande salto para se conquistar mais credibilidade.

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